Vagas e Formas de Ingresso

Vagas Ofertadas

O curso de Ciências da Computação oferece um total de 100 vagas por ano (50 vagas para ingresso no primeiro semestre e 50 vagas para ingresso segundo semestre). Como a duração do curso é de 8 semestres, o curso possui 400 vagas no total.

Formas de Ingresso

As formas possíveis de ingresso no curso são: vestibular, SISU/MEC, transferência e retorno.

Vestibular

O Curso de Ciências da Computação utiliza o processo de vestibular para preencher 70% das vagas oferecidas, ou seja, 70 vagas anuais. O Processo Seletivo acontece todo ano e é organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As inscrições são abertas, geralmente, nos meses de setembro e outubro e a prova aplicada em dezembro. Os pontos de corte e os pesos das diferentes provas do vestibular são específicas para cada curso, o que objetiva valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

No caso do Curso de Ciências da Computação, os pontos de corte e pesos de cada prova são apresentados na tabela abaixo, sendo que destacamos peso 3 para Matemática e peso 3 para as questões discursivas. Esses pesos são justificados pois as habilidades do candidato que fornecem a base de conhecimento para o curso passam necessariamente por conhecimento consolidado de matemática e raciocínio lógico, mas passam obrigatoriamente também pela interpretação textual e análise crítica de diferentes campos do conhecimento, além da habilidade de organização do raciocínio e de produção textual condizente com tal interpretação, análise crítica e organização de raciocínio. Para mais informações, acesse o site da COPERVE/UFSC.

Enem e SiSU

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UFSC como parte da nota de seu vestibular. O peso destinado para essa modalidade de ingresso pode ser de até 30%. Os interessados em incluir a nota no processo seletivo devem informar a preferência no processo de inscrição. Além disso, a Universidade oferece parte das vagas pelo Sistema Único de Seleção (SiSU). O Curso de Ciências da Computação preenche 30 vagas anuais através do SISU.

Transferências e Retornos

Todo o semestre o Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) publica, em data prevista no Calendário Acadêmico, um Edital de Vagas para transferências e retornos, informando quantas vagas existem em cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior) e retorno (para ex-alunos da UFSC). No curso de Ciências da Computação, nos últimos anos, não tem havido vagas para transferência. Ao que tudo indica, porém, essa situação ser alterada nos próximos anos, de forma que espera-se haver vagas para transferência a partir de 2018.