Histórico

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (Lei nº 3.849 de 18 de dezembro de 1960 – Decreto nº 64.824 de 15 de julho de 1969), localizada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, foi fundada em 1960. O processo de ingresso aos cursos da UFSC é feito através de vestibular, realizado anualmente.

O Departamento de Informática e de Estatística, criado em 20 de outubro de 1970 com o nome de Departamento de Ciências
Estatísticas e da Computação (CEC), com a aprovação do Regimento da UFSC, começou a funcionar no primeiro semestre de 1971, tendo assumido a missão de produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos nas áreas de Informática e Estatísticas, visando
contribuir de forma integrada para o desenvolvimento da sociedade.

Em 1976, elaborou-se um projeto para a implantação do curso de Bacharelado em Ciências da Computação, que foi aprovado conforme Portaria nº 1153/GR/76 de 17 de dezembro de 1976, reconhecido pelo Decreto 233/81 de 25 de março de 1981.

6Em 1992, o Departamento de Informática e de Estatística, atendendo a um pleito da comunidade catarinense, implantou o curso de mestrado em Ciência da Computação. Essa criação trouxe um grande benefício ao curso de Bacharelado em Ciências da Computação uma vez que foram abertas várias frentes de pesquisa onde os alunos de graduação também participam. Para o aluno do Curso de Ciências da Computação, a convivência com diversos grupos e laboratórios de pesquisa é de extrema importância, pois eleva a qualidade da sua formação. Vários alunos de graduação engajam-se em algum projeto de pesquisa e acabam transformando seus projetos de iniciação científica em projetos de mestrado.

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação, com duração média de quatro anos, oferece à comunidade cem vagas anuais sendo cinquenta por semestre. O objetivo do curso é formar, com bases científicas e tecnológicas, profissionais para atuar na área de Informática como atividade fim, participando efetivamente do desenvolvimento tecnológico da Computação.

 

Avançar >>