Prorrogação de prazo para integralização curricular

O QUE É?

Quando o aluno, por diferentes motivos, não consegue concluir o curso, ou seja, integralizar o currículo, dentro do prazo máximo possível (que é de 14 semestres –7 anos– no caso do Curso de Ciências da Computação), e possui comprovadamente motivos de força para solicitar prorrogação de prazo para poder concluir o curso.

COMO É FEITO?

O aluno deve comparecer na secretaria do curso no prazo estipulado (até o final da última etapa de matrícula do último semestre que tem para integralizar o currículo) e preencher um formulário de pedido de prorrogação de prazo, anexando todos os documentos, justificativas e comprovações solicitados, o que inclui um plano para integralização curricular (realização de disciplinas para o(s) próximo(s) semestre(s) ) caso o pedido seja deferido, demonstrando a viabilidade de integralizar o curso no prazo indicado, justificativas dos motivos de força maior que levaram à impossibilidade de concluir o curso ao longo de 14 semestres, documentos comprobatórios das justificativas de força maior que foram dadas e, no caso de estar cursando TCC, carta do professor orientador informando que o TCC está sendo realizado e que pode ser concluído no prazo indicado no plano. De posse de todos esses documentos, o pedido de prorrogação de prazo é  protocolado na Secretaria do Curso. Após o prazo final para os pedidos de prorrogação (última etapa de matrícula do último semestre que o aluno tem para integralização curricular), todos os pedidos de prorrogação são encaminhados ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso designa um membro do Colegiado de Curso para cada pedido de prorrogação solicitado no prazo, que analisa o pedido e emite parecer favorável ou não ao pedido de prorrogação de prazo. Se o parecer for favorável e o Colegiado aprovar esse parecer, o aluno recebe um único semestre de prorrogação de prazo. A concessão de um possível segundo semestre de prorrogação de prazo fica condicionada ao aluno ser aprovado em todas as disciplinas do plano de apresentou. Se o parecer for desfavorável, o aluno não recebe prorrogação de prazo e, portanto, o semestre em que o pedido foi feito continua sendo o último semestre possível para integralização curricular. Se o aluno não integralizar o currículo naquele semestre, será desligado do curso.

Especificação do Processo

(em elaboração)

DOCUMENTAÇÃO

• Formulário de solicitação de prorrogação de prazo