Processo Formando

Processo Formando

O QUE É?

São vários procedimentos que ocorrem durante todo o semestre para o aluno se formar.

COMO É FEITO?

O próprio CAGR já gera uma relação de prováveis formandos, entretanto, pode não estar completa, por isso a secretária monta sua própria relação. No começo do semestre, ela envia um e-mail para todos os alunos, solicitando que os prováveis formandos compareçam na secretaria, e preencham uma lista com nome, telefone, e e-mail. Nesta lista, o presidente da comissão de formatura se identifica, e ela manda um e-mail pedindo que ele encaminhe a sua lista de prováveis formandos, para que possa fazer uma conferência. Feito isso, deve incluir ou excluir os alunos na relação do CAGR.

Depois do aluno ter preenchido o formulário, e levado seus documentos até a secretaria, é verificado se os documentos estão autenticados, se não estiver, é feita a autenticação, e enviado os documentos e o formulário para o DAE. Neste mesmo momento, a secretária também envia um memorando discriminando quais são os alunos que não estão com toda documentação OK, e informando a data da formatura. Os alunos que não estão com a documentação OK, podem não receber o diploma no dia da solenidade.

No final do semestre, a secretária faz uma nova verificação para ver se o aluno está apto para se formar conferindo um documento, gerado pelo próprio CAGR, que o aluno cursou todas as matérias, ou informa as que ainda faltam (controle curricular). Além disso, ela analisa com cuidado se o aluno cumpriu todas as horas das disciplinas optativas. Depois de conferido, a secretária anexa o histórico e a quitação com a BU nos processos dos alunos e o coordenador assina. Concluída esta etapa, envia os processos dos alunos que estão aptos a se formar para o DAE, daqueles que não estão, arquiva na secretaria.

É função também da secretaria, elaborar a solenidade junto com o centro de eventos, já há um formulário padrão (Anexo 7), que apenas deve ser atualizado. O centro de eventos envia via e-mail, a secretária preenche, retorna ao centro de eventos, que elabora o documento oficial, e envia novamente a secretaria para conferência.

Instruções para preenchê-lo:

  • Para informações sobre o CTC, é enviado e-mail para a pessoa responsável pela agenda do diretor.
  • Entidades de classe são os órgãos que orientam e fiscalizam a profissão, neste caso CREA-SC, SINDUSCON e afins. Esta parte, é solicitado à Comissão de Formatura (através de e-mail) que faça o convite e envie os dados.
  • O mérito estudantil é baseado no IAA final dos formandos. O chefe de expediente que olha o histórico final de todos formandos e vê qual tem o IAA mais alto. É preciso prestar atenção, pois às vezes tem algum aluno que colou grau antecipadamente em gabinete, e se o mesmo tiver o IAA mais alto, mesmo que não cole grau com os outros é considerado o mérito estudantil.
  • Até o momento, nunca tiveram outras premiações além do mérito estudantil, mas poderia ser por exemplo, nota de TCC mais alta.
  • Os alunos que vão colar grau por procuração, avisam a secretaria.
  • Para preencher os campos dos formandos que vão colar grau separadamente, mas participarão da cerimônia, e aqueles que são filhos de servidores ou técnicos administrativos e vão receber os diplomas pelos pais, é enviado e-mail aos prováveis formandos.

Bem próximo a formatura, o DAE envia os diplomas a secretaria, que recebe também os  canudos da empresa que está organizando a formatura, e coloca os diplomas no canudo para ser entregue no dia da solenidade.

Especificação do Processo

proc3Formando