Atendimento na secretaria

Atendimento na secretaria

O QUE É?

É o dia-a-dia da secretaria. Continuamente alunos ou pessoas da comunidade solicitam informações ou documentos.

COMO É FEITO?

Se for informação, o aluno ou pessoas da comunidade solicitam o que desejam, a secretária coleta as informações necessárias, e responde a eles.As informações mais frequentes para as pessoas da comunidade são sobre transferência (muito raro abrir vaga) e revalidação de diploma (sobre a documentação necessária, qual o período, se aceita fora do prazo, qual o andamento do processo), entretanto, é mais comum mandarem e-mail do que irem até o balcão perguntar. Para os alunos são: dúvidas sobre estágio e informações sobre professor/disciplina.

Se for documento gerado pelo CAGR, a secretária imprime o documento solicitado, e se precisar de validação, ela ou coordenador assinam, para só então entregar ao aluno. Os documentos que geralmente precisam de validação são: histórico escolar, atestado de  matrícula e atestado de frequência. Aquele que normalmente não precisa é: relação de alunos que é solicitada pelo PET ou alguma instituição da UFSC.
Se o documento não for gerado pelo CAGR, a secretária deve providenciá-lo, e autenticá-lo se preciso. Neste caso, os mais frequente são:  formulários e requerimentos (Anexos de 2 a 5), carta de aceite do orientador de estágio e TCC, carta para pegar assinatura do coordenador para  autorizar  pesquisa  e  declarações.  Há  também,  o  chamado  exame  de  aproveitamento,  que  a pessoa pode solicitar fazer uma única prova sobre determinada disciplina e a validar, sem precisar cursá-la durante todo o semestre, isso acontece mais para disciplinas de línguas ou no caso em que a pessoa já trabalhou na área, e tem um vasto conhecimento sobre. A solicitação é encaminhada ao professor da disciplina, que decide se a pessoa tem ou não condições de fazer a prova. Se ele autorizar, e a pessoa reprovar, ela não poderá fazer novamente, devendo cursar a disciplina normalmente.

Especificação do Processo

proc2Atendimento