Ajuste excepcional de matrícula

Ajuste excepcional de matrícula

O QUE É?

É a terceira etapa de matrícula, feita diretamente na secretaria do curso. Esta últipa etapa de matrícula serve apenas para casos *excepcionais*. As duas primeiras são feitas no CAGR, e  caso o aluno ainda queira cancelar e/ou incluir alguma(s) matéria(s), poderá tentar novamente neste momento. Geralmente este procedimento ocorre na primeira semana de aula.

COMO É FEITO?

A secretaria do Curso manda e-mail para todos os alunos com dois formulários e as instruções de como devem ser preenchidos. O aluno, portanto, deve identificar no CAGR se a turma que deseja possui vaga ou não e comparecer na secretaria com o(s) formulário(s) preenchido(s), sendo que disciplinas que tiverem vagas ou forem para cancelamento são solicitadas no formulário de turmas com vagas, e cada disciplina que não tiver vagas deve ir em um formulário para turmas sem vagas.

Com os formulários preenchidos pelos alunos em mãos, a secretaria faz os seguintes procedimentos:

  • Se for exclusão, a disciplina é cancelada no CAGR, desde que o aluno mantenha o númeromínimo de 14 créditos, entretanto, raros casos são negados, pois se for formando, ou possuir justificativa, poderá ficar com menos horas.
  • Se for inclusão, e houver vagas na turma, a inclusão é feita na hora, e por ordem de chegada.
  • O máximo de créditos aceitável é 31.
  • Se for inclusão, mas não houver vagas na turma:
    • Para disciplinas da física ou da matemática, a secretária recolhe todos os formulários preenchidos, geralmente deixa acumular até o final da semana de ajuste, e só então envia um relatório via e-mail para o departamento da matemática, e outro para o departamento da física. Com isso, os chefes dos departamentos respectivamente, decidirão quantas vagas podem abrir, respondendo o e-mail.
    • Para disciplinas do curso, a secretária encaminha o aluno com o formulário preenchido diretamente para a secretaria do departamento do curso, onde agrupam os pedidos e repassam para o chefe do departamento, que decidirá quantas vagas irá abrir, e comunicará a secretaria de graduação.
    • Para disciplinas que não forem nem do curso, nem do CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas), o aluno além de preencher o formulário, precisa pegar a assinatura do professor da disciplina e do chefe do departamento que a disciplina é oferecida, para só então levar este documento na secretaria. “A secretária agrupa estes documentos, e geralmente no final da semana de ajuste, liga para os respectivos departamentos para confirmar a abertura dessas vagas.”
    • Se o número de vagas abertas forem menor do que o número de solicitações, a decisão é tomada igualmente quando há vagas na turma, por ordem de índice de matrícula.
    • O pré-requisito é analisado pelo sistema, a secretária inclui a disciplina, se o aluno não possuir os pré-requisitos necessários, o sistema acusa, e a secretária deve excluir a disciplina.

 

Especificação do Processo

proc1AjusteMatricula

 

DOCUMENTAÇÃO

Formulário de ajuste excepcional de matrícula

INICIAR PROCESSO

ATENÇÃO: Para o semestre 2017-2, a Coordenadoria do Curso de Ciências da Computação está disponibizando um sistema online para ajuste excepcional de matrícula, que é um novo módulo do SisAcad. Recomendamos que os alunos solicitem seu ajuste excepcional prioritariamente or esse sistema, e apenas em caso de problemas utilizem o formulário manual disponibilizado acima. Para usar esse sistema online, acesse o SisAcad e então a aba “Ajuste excepcional de matrícula”.