Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi um conceito criado pela Portara Nº 147 de 2 de fevereiro de 2007 Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), que e órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004.

Conforme a CONAES, o NDE deve ser considerado não como uma exigência ou requisito legal, mas como elemento diferenciador da qualidade do curso, no que diz respeito à intersecção entre as dimensões do corpo docente e o Projeto Pedagógico do curso.Enquanto o Colegiado de Curso tende a ter um papel administrativo muito forte, enquanto o NDE tem atribuições de formulação e acompanhamento do curso.

 

Regulamentação e Atribuições

A resolução 01/CONAES/2010 normatiza o NDE e basicamente define o seguinte:

Art 1º: O Núcleo Docente Estruturante de um curso de graduação constitui-se de grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

Parágrafo único: O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Art 3º:As Instituições de Educação Superior, por meio de seus colegiados superiores, devem definir as atribuições e os critérios de constituição do NDE, […].  Assim, em atenção ao Art 3º da resolução 01/CONAES/2010, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC baixou a portaria 233/PROGRAD/2010, que, em suma, estabelece o seguinte:

Art. 3.o O Núcleo Docente Estruturante, de caráter consultivo, propositivo e executivo em matéria acadêmica, terá as seguintes atribuições:

I – elaborar o projeto pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos;
II – estabelecer o perfil profissional do egresso do curso;
III – avaliar e atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;
IV – conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário;
V – supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado;
VI – analisar e avaliar os planos de ensino das disciplinas e sua articulação com o projeto pedagógico do curso;
VII – promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico.

Parágrafo único. As proposições do Núcleo Estruturante serão submetidas à apreciação e deliberação do Colegiado do Curso.

 

Composição do NDE de Ciências da Computação

A composição atual do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências da Computação foi designada pela Direção do Centro tecnológico através da portaria 312/2016/CTC e posteriormente atualizada pela portaria 133/2017/SEC/CTC, para o período entre 11/11/2016 e 10/11/2018.

Os seguintes professores compõem o atual Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Ciências da Computação:

Titulares /  Suplentes
Alexandre Gonçalves da Silva / Patricia Vilain
Elder Rizzon Santos  /  Ricardo Pereira e Silva
Jean Carlo Rosso Hauck  /  José Luiz Almada Güntzel
Jerusa Marchi  /  Juliana Eyng
Marcio Bastos Castro  /  Mauro Roisenberg
Jean Everson Martina /   Ricardo Felipe Custódio
Patricia Della Mea Plentz  /  Luciana de Oliveira Rech
Rafael Luiz Cancian /   Antonio Carlos Mariani

Em reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante de CCO, ocorrida em 14/12/2016, foi indicado e escolhido o professor Rafael Luiz Cancian para atuar como presidente do NDE

 

Atividades do NDE de CCO

Em conformidade do Art. 3o da portaria 233/PROGRAD/2010, e atendendo à demanda levantada pelo Colegiado do Curso de Ciências da Computação (Ata 291, de 15/07/2016),  o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências da Computação tem, como sua atividade prioritária durante o ano de 2017, elaborar, avaliar e atualizar o projeto pedagógico do curso, definindo sua concepção e fundamentos; estabelecer o perfil profissional do egresso do curso; conduzir os trabalhos de reestruturação curricular; analisar e avaliar os planos de ensino das disciplinas e sua articulação com o projeto pedagógico do curso; e promover a integração horizontal e vertical do curso. O novo Projeto Pedagógico do Curso está sendo alinhado às diretrizes nacionais de educação,  diretrizes curriculares, currículos de referência e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFSC, parte do seu Plano de Desenvolvimento (PDI).

Com base em sua atividade prioritária para o ano de 2017, indicada acima, o NDE estabeleceu uma metodologia para concepção do Projeto Pedagógico. Essa metodologia inclui o processo de reestruturação curricular, dado que o Currículo Pleno do Curso é estabelecido pelo Projeto Pedagógico. Neste sentido, a metodologia para a reestruturação curricular entende o Curso como um Sistema Educacional, e o Currículo Pleno do Curso como um processo de forma nos alunos as competências esperadas para os egressos. Como qualquer sistema, esse sistema educacional pode ser projetado, desenvolvido, executado, avaliado e melhorado. Contudo, esse processo necessita de ferramentas computacionais de apoio (ao projeto, à execução e à avaliação). Assim, visando dar suporte a esse processo, além de maior transparência ao mesmo, o NDE está desenvolvendo um sistema web de apoio a Projetos Pedagógicos na UFSC. Esse sistema ainda está fase de desenvolvimento, mas já pode ser acessado e consultado a partir do endereço eletrônico https://projetopedagogico.inf.ufsc.br/

 

Atas das Reuniões