Orientações para Preenchimento do Relatório de Atividades de Estágio (RAENO)

Relatórios de Atividades de Estágio Não Obrigatório (RAENOs) parciais devem ser entregue todos os semestres, enquanto o estágio estiver em andamento, pois a avaliação do estágio deve acontecer, no máximo, a cada 6 meses.  Ao final do estágio, um RAENO final deve ser entregue, reunindo, consolidando e ajustando as informações contidas nos relatórios parciais entregues anteriormente.

 

Geração e Disponibilização do Relatório

O sistema SIARE possui uma limitação muito grande quanto à quantidade de caracteres que podem ser preenchidos em cada campo, e consideramos que essa quantidade é INSUFICIENTE para que sejam dadas informações com o detalhamento exigido pela coordenadoria de estágios do curso. Assim, OS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES NÃO DEVEM MAIS SEREM ESCRITOS USANDO O SIARE. Os relatórios parciais e finais devem ser escritos a partir do template de relatório disponível neste link. Para isso, siga as instruções abaixo.

  1. O estagiário deve fazer download do template de relatório de atividades de estágios.
  2. O estagiário deve preencher todas as informações que estão entre “<…>“, seguindo as orientações detalhadas apresentadas mais abaixo nesta página. Com isso o relatório estará completo.
  3. O estagiário deve gerar um PDF do relatório escrito e publicá-lo nalgum repositório compartilhado (ex: dropbox, megasync, googole drive) em que a coordenadoria de estágio tenha acesso através de um simples link. Recomenda-se que o estagiário utilize o serviço de repositório de arquivos da UFSC (https://arquivos.ufsc.br/accounts/login/). Tendo feito upload do PDF do relatório do repositório, gerar o link para o arquivo compartilhado. PS: O link do template do relatório de atividades de estágios (disponível no passo 1) é um bom exemplo disso, pois é exatamente um link de um arquivo publicado em arquivos.ufsc.br compartilhado com todos que tem o link.
  4. Como é preciso preencher o RAENO pelo SIARE e disponibilizá-lo para a coordenadoria para apreciação e aprovação, deve-se preencher todos os campos exigidos pelo SIARE com o link para o PDF do relatório real e encaminhar o RAENO, via SIARE, à apreciação desta coordenadoria. Lembre-se depois que, ao imprimir o relatório para coletar assinaturas, o relatório que deve ser impresso é aquele que contém o texto, gerado a partir do template. O relatório do SIARE conterá apenas links para o PDF, o que não faz sentido imprimir.
  5. Se a coordenadoria solicitar ajustes no RAENO, realizar esses ajustes a partir do template, atualizar o PDF no repositório escolhido (preferencialmente arquivos.ufsc.br), acessar o SIARE, muda algum caracter nalgum campo do RAENO e submeter novamente.

 

Preenchimento do Relatório

Para o preenchimento de cada campo do Relatório de Atividades de Estágio, siga as orientações abaixo.

O Relatório do SIARE  já apresenta a identificação do estagiário e os dados do estágio, de modo que o estagiário pode apenas copia-las para o template.

Inicialmente o aluno deve saber o número do seu TCE, se está escrevendo um relatório parcial ou final, o período de avaliação a que se refere o relatório, que são os últimos 6 meses no caso de relatórios parciais ou então o período de todo o estágio no caso de relatórios parciais. As informações sobre o estagiário devem ser preenchidas com informações bem conhecidas pelo estagiário. As informações sobre o supervidor(a)/precpetor(a) também são simples e podem ser conseguidas com o supervisor de estágio. Nas informações sobre o estágio é importante informar quantos dias de recesso o estagiário já teve direito *no período a que se refere o relatório*.

O corpo principal do Relatório deve conter as seguintes informações:

Atividades Desenvolvidas: descreva detalhamente (no mínimo um parágrafo para cada item) o que tem sido feito ao longo do tempo de estágio, preferencialmente de forma cronológica. Especificamente, informe  e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais tem sido cada uma de suas funções e atribuições específicas no estágio
  2. quais foras as atividades efetivamente desenvolvidas ao longo do tempo de estágio, incluindo cronograma de desenvolvimento das atividades. Deve-se explicitar exatamente o que tem sido feito ao longo do estágio e permitir análise da compatibilidade dessas atividades à área de formação e ao perfil do egresso. Traçar um paralelo entre as atividades efetivamente desenvolvidas e aquelas previstas no Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Ênfase deve ser dada a este item, que pode conter vários parágrafos ou várias páginas.
  3. quais são as tecnologias, as linguagens, os frameworks e os métodos (de desenvolvimento, testes, etc) que tem sido usadas no desenvolvimento das atividades;
  4. qual tem sido sua participação/posição na equipe/setor/departamento da concedente (em qual setor você está alocado? quantas pessoas fazem parte da mesma equipe/setor/departamento?).
  5. qual é o produto ou serviço associado às atividades que você realizou e que, portanto, ajudou a desenvolver? Você pode incluir descrições, links para o software ou para a página da empresa que o anuncia, print screens do sistema, fotos, etc. Como esse item está bastante associado ao item 2 (descrição das atividades desenvolvidas), você também pode dar ênfase a este item, utilizando o espaço que achar necessário (várias páginas, se quiser) para mostrar exatamente no que você tem trabalhado.

Relação Teoria-Prática: Este item não pode ser preenchido com uma simples lista de disciplinas. Descreva detalhadamente (no mínimo um parágrafo para cada item) qual a relação com o ensino e qual a complementação na formação acadêmica que você tem recebido ao realizar o estágio, de modo que seja possível avaliar a adequação do estágio em relação aos objetivos do Curso e ao perfil espero nos egressos. É importante que o estagiário saiba que essas informações são repassadas ao Núcleo Docente Estruturante do curso para que as considere na atualização contínua do curso, de forma que uma boa descrição desses itens por parte do estagiário pode ajudar na melhoria de seu curso de graduação. Especificamente, informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais são os conteúdos teóricos ou as habilidades práticas que foram ensinadas/aprendidas em disciplinas do Curso e tem sido úteis em seu estágio;
  2. quais são os conteúdos teóricos ou as habilidades práticas que NÃO foram vistas em disciplinas do Curso e que se foram necessárias no estágio, que fizeram falta na prática profissional, e que você teve que aprender por conta;
  3. qual é sua percepção sobre a relação entre os ensinamentos vistos na Univesidade e aqueles da prática da atividade profissional (quais são os aspectos do Curso que estão alinhados à prática profissionale quais não estão?)

Importância do Estágio: descreva detalhamente (no mínimo um parágrafo para cada item) qual/quanto você considera que o estágio esteja sendo importante até o momento. É importante que o estagiário saiba que essas informações são repassadas ao Núcleo Docente Estruturante do curso para que as considere na atualização contínua do curso, de forma que uma boa descrição desses itens por parte do estagiário pode ajudar na melhoria de seu curso de graduação. Especificamente, informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais conteúdos teóricos ou habilidades práticas você desenvolveu no estágio;
  2. quais atitudes ou comportamentos você aprendeu/mudou com o estágio (ex: liderança, trabalho em equipe, persistência na resolução de problemas, comprometimento, etc);
  3. o que motivou você a realizar estágio e o que o motiva a continuar (ou não) fazendo esse estágio;
  4. qual sua percepção sobre a importância desse estágio para sua formação profissional e mesmo acadêmcia.

Relação com TCC ou Monografia: Mesmo que NÃO haja qualquer relação com o TCC, use essse campo para descrever detalhamente (no mínimo um parágrafo para cada item) como tem sido o processo de supervisão e avaliação no estágio. Especificamente,  informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. com que frequência seu supervisor conversa com você;
  2. como é feita sua supervisão na concedente (que instrumentos são usados?);
  3. como tem sido feito seu treinamento;
  4. como tem sido feita sua avaliação no estágio e como você fica sabendo dos resultados.
  5. Por fim, se você estiver fazendo TCC ou já tiver orientador definido para o TCC, destaque aqui qualquer possível relação com o estágio.

Serão aceitos apenas relatórios com informações detalhadas que permitam uma análise adequada de cada item solicitado, que devem estar explicitamente indicados e separados no texto.

Por fim, o estagiário deve apenas substituir os <nomes> daqueles que assinarão o relatório.

 

Procedimento para entrega

Para entrega de um RAENO parcial, que deve ocorrer a cada 6 meses,  proceder como segue:

  1. O estagiário deve escrever e submeter o relatório no SIARE, seguindo todas as recomendações dadas acima.
  2. O estagiário deve imprimir o relatório e leva-lo para seu professor orientador de estágio, pois nos relatórios parciais o Coordenador de Estágios não precisa liberar a impressão. ATENÇÃO: Não imprima o relatório do SIARE, que contém apenas links para o relatório com o texto; ao contrário, imprima o relatório gerado a partir do template, que contém o texto.
  3. O professor orientador pode aprová-lo ou rejeita-lo, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente.
  4. O estagiário então deve imprimir 3 (três) ou 4 (quatro) cópias, uma para cada pessoa que assina o relatório. ATENÇÃO: Não imprima o relatório do SIARE, que contém apenas links para o relatório com o texto; ao contrário, imprima o relatório gerado a partir do template, que contém o texto.
  5. O estagiário deve coletar a avaliação do supervisor/preceptor da concedente, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  6. As assinaturas de cada parte envolvida devem ser coletadas (cada página deve ser rubricada, além da assinatura na última página), sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios, que fica com uma cópia e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as duas restantes às outras partes.

Para entrega de um RAENO final, que deve ocorrer a  partir de 30 dias para o término do estágio, proceder como segue:

  1. O estagiário deve escrever o relatório no SIARE e submetê-lo à apreciação do Coordenador de Estágios.
  2. O Coordenador de estágios pode aprová-lo ou rejeita-lo, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente. Sendo aprovado, a impressão do relatório é liberada.
  3. O estagiário deve imprimir uma cópia para cada pessoa que assina o relatório. ATENÇÃO: Não imprima o relatório do SIARE, que contém apenas links para o relatório com o texto; ao contrário, imprima o relatório gerado a partir do template, que contém o texto.
  4. O estagiário deve coletar a avaliação so supervisor/preceptor da concedente, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  5. As assinaturas de cada parte envolvida devem ser coletadas (cada página deve ser rubricada, além da assinatura na última página), sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios, que fica com uma cópia, marca a entrega do relatório do SIARE e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as duas restantes às outras partes.
  6. Se o estágio for curricular (integralizado ao currículo através de uma das disciplinas de Estágio Supervisionado), deve haver a avaliação também do professor orientador.

Se o estagiário deixar as várias cópias do RAENO no escaninho do Coordenador de Estágios para posteriormente vir pegar as cópias extras já assinadas pelo Coordenador de Estágios, deve fazê-lo em até no máximo 2 semanas. Após esse período, as cópias extras não recolhidas pelos estagiários serão descartadas.

ATENÇÃO: O aluno permanece em suação de pendência com o estágios até que o relatório final tenha sido aprovado, assinado por todos, incluindo o coordenador de estágios, e registrado no SIARE. O aluno com pendência no estágio não pode trancar o curso e nem se formar.

Se houver dúvidas, consulte o Coordenador de Estágios do Curso pessoalmente ou pelo e-mail computacao.estagios@contato.ufsc.br

 

Avançar >>