Orientações para preenchimento do Termo de Compromisso

Antes de iniciar o preenchimento do TCE, esteja certo de possuir todas as condições necessárias para que a atividade profissional pretendida possa ser considerada “estágio” perante a Lei e perante a Instituição de Ensino e o Curso, o que inclui, entre outras questões, matrícula e frequência das disciplinas do Curso e associação do estágio ao currículo do curso. A Lei Federal 11.788 indica claramente que estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. No Curso de Ciências da Computação isso, isso só acontece ao cursar e ser aprovado em INE5444 ou INE5445. Portanto, é preciso matricular-se em uma das disciplinas optativas de Estágio Supervisionado (INE5444 ou INE5445) para fazetr estágio. Se o estágio começar após o início do período letivo, a matrícula em Estágio Supervisionado pode ocorrer no semestre seguinte. Cabe lembrar que INE5444 e INE5445 têm como pré-requisito INE5417. Se você tiver dúvidas, consulte a legislação de estágios ou mesmo o regulamento de estágios do curso.

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) contém várias informações sobre o Tipo de estágio curricular (obrigatório ou não obrigatório), a Concedente (entidade que oferece vagas de estágio), Agente de integração (empresas que auxiliam estudantes a encontrar estágios e auxiliam concedentes a procurar por estagiários), Supervisor, Local, Período, Jornada, Plano de Atividades, Bolsa, Auxílios e Seguros, Orientador e Endereço. Lembre-se que é o Coordenador de Estágios quem indica o professor orientador de estágios. Portanto, converse com o Coordenador de Estágios antes de preencher seu TCE. Esteja certo de possuir todas as informações necessárias para poder iniciar o estágio, além de todas as condições legais necessárias.

Conforme o item V do Art 32 da resolução normativa de estágios da UFSC, compete ao Coordenador de Estágios apresentar o professor orientador como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. Portanto, é recomendável que o aluno interessado em estágio converse com o Coordenador para lhe seja indicado um professor orientador, para depois associa-lo ao TCE.

No preenchimento do TCE, especial atenção deve ser dada ao PAE (Plano de Atividades de Estágio),  que deve descrever detalhamente o que será feito ao longo do tempo, incluindo:

1. quais são suas funções e atribuições específicas no estágio, além da lista de atividades pervistas para que você realize;
  2. quais tecnologias, linguagens, frameworks e métodos (de desenvolvimento, testes, etc) serão usadas,
  3. qual sua participação/posição na equipe/setor/departamento da concedente (em qual setor você será alocado? quantas pessoas fazem parte da mesma equipe/setor/departamento?)
  4. qual a relação com o ensino e qual a complementação na formação acadêmica se espera ao realizar o estágio, de modo que seja possível avaliar a adequação do estágio em relação aos objetivos do Curso e ao perfil espero nos egressos

Para entrega de um Termo de Compromisso de Estágio, siga o seguinte procedimento,que deve estar concluido até 30 dias do início do estágio:

1. o estagiário deve escrever o TCE, com especial atenção ao plano de atividades e submetê-lo no SIARE.
  2. O coordenador de estágio pode aprová-lo, ou exigir alterações, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente, ou então rejeita-lo, hipótse no qual o estágio não pode ser realizado.
  3. O estagiário então deve imprimir 4 cópias do TCE (uma cópia para cada pessoa que assina o relatório), e também imprimir uma cópia do Ofício circular 01/2017/CECCO.
  4. O Ofício 01/2017/CECCO deve ser entregue ao supervisor do estágio na concedente, para que o mesmo esteja ciente do regulamento de estágios do curso e para que forneça dados de contato.
  5. As assinaturas de cada parte envolvida no TCE devem ser coletadas, sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios (ou o DIP, caso o estágio seja na UFSC).
  6. Quando faltar apenas o Coordenador de Estágios para ssinar o TCE, trazer o TCE e o anexo IV do Ofício 01/2017/CCO (formulário de contato do supervisior) à Coordenadoria de Estágios.
  7. O Coordenador de Estágios recolhe o formulário de contato do supervisor, assina o TCE, fica com uma cópia para arquivo e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as restantes às outras partes.
    Se o estagiário deixar as várias cópias do TCE no escaninho do Coordenador de Estágios para posteriormente vir pegar as cópias extras já assinadas pelo Coordenador de Estágios, deve fazê-lo em até no máximo 3 semanas. Após esse período, as cópias extras não recolhidas pelos estagiários serão descartadas.