Orientações para preenchimento do Termo de Compromisso

Antes de iniciar o preenchimento do TCE, esteja certo de possuir todas as condições necessárias para que a atividade profissional pretendida possa ser considerada “estágio” perante a Lei e perante a Instituição de Ensino e o Curso, o que inclui, entre outras questões, matrícula e frequência das disciplinas do Curso e associação do estágio ao currículo do curso. A Lei Federal 11.788 indica claramente que estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. No Curso de Ciências da Computação isso, isso só acontece ao cursar e ser aprovado em INE5444 ou INE5445. Portanto, é preciso matricular-se em uma das disciplinas optativas de Estágio Supervisionado (INE5444 ou INE5445) para fazetr estágio. Se o estágio começar após o início do período letivo, a matrícula em Estágio Supervisionado pode ocorrer no semestre seguinte. Cabe lembrar que INE5444 e INE5445 têm como pré-requisito INE5417.

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) contém várias informações sobre o Tipo de estágio curricular (obrigatório ou não obrigatório), a Concedente (entidade que oferece vagas de estágio), Agente de integração (empresas que auxiliam estudantes a encontrar estágios e auxiliam concedentes a procurar por estagiários), Supervisor, Local, Período, Jornada, Plano de Atividades, Bolsa, Auxílios e Seguros, Orientador e Endereço. Lembre-se que é o Coordenador de Estágios quem indica o professor orientador de estágios. Portanto, converse com o Coordenador de Estágios antes de preencher seu TCE. Esteja certo de possuir todas as informações necessárias para poder iniciar o estágio, além de todas as condições legais necessárias.

Conforme o item V do Art 32 da resolução normativa de estágios da UFSC, compete ao Coordenador de Estágios apresentar o professor orientador como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. Portanto, é recomendável que o aluno interessado em estágio converse com o Coordenador para lhe seja indicado um professor orientador, para depois associa-lo ao TCE.

No preenchimento do TCE, especial atenção deve ser dada ao PAE (Plano de Atividades de Estágio),  que deve descrever detalhamente o que será feito ao longo do tempo, incluindo:

1. quais são suas funções e atribuições específicas no estágio, além da lista de atividades pervistas para que você realize;
  2. quais tecnologias, linguagens, frameworks e métodos (de desenvolvimento, testes, etc) serão usadas,
  3. qual sua participação/posição na equipe/setor/departamento da concedente (em qual setor você será alocado? quantas pessoas fazem parte da mesma equipe/setor/departamento?)
  4. qual a relação com o ensino e qual a complementação na formação acadêmica se espera ao realizar o estágio, de modo que seja possível avaliar a adequação do estágio em relação aos objetivos do Curso e ao perfil espero nos egressos

Para entrega de um Termo de Compromisso de Estágio, que deve ocorrer até 30 dias do início do estágio, primeiro o estagiário deve escrever o TCE, com especial atenção ao plano de atividades e submetê-lo no SIARE. O coordenador de estágio pode aprová-lo ou rejeita-lo, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente. O estagiário então deve imprimir uma cópia para cada pessoa que assina o relatório. As assinaturas de cada parte envolvida devem ser coletadas, sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios, que fica com uma cópia e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as restantes às outras partes.

Se o estagiário deixar as várias cópias do TCE no escaninho do Coordenador de Estágios para posteriormente vir pegar as cópias extras já assinadas pelo Coordenador de Estágios, deve fazê-lo em até no máximo 3 semanas. Após esse período, as cópias extras não recolhidas pelos estagiários serão descartadas.