Orientações para Preenchimento do Relatório de Atividades de Estágio (RAENO)

Relatórios de Atividades de Estágio Não Obrigatório (RAENOs) parciais devem ser entregue todos os semestres, enquanto o estágio estiver em andamento, pois a avaliação do estágio deve acontecer, no máximo, a cada 6 meses.  Ao final do estágio, um RAENO final deve ser entregue, reunindo, consolidando e ajustando as informações contidas nos relatórios parciais entregues anteriormente.

 

Preenchimento do Relatório

Todos os Relatórios de Atividades de Estágio são escritos diretamente no SIARE. Acesse a opção de preenchimento de RAENO no SIARE. Para o preenchimento de cada campo do RAENO, siga as orientações abaixo.

Atividades Desenvolvidas: descreva detalhamente  o que tem sido feito ao longo do tempo de estágio, preferencialmente de forma cronológica. Especificamente, informe  e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais foras as atividades efetivamente desenvolvidas ao longo do tempo de estágio, incluindo cronograma de desenvolvimento das atividades. Deve-se explicitar exatamente o que tem sido feito ao longo do estágio e permitir análise da compatibilidade dessas atividades à área de formação e ao perfil do egresso. Traçar um paralelo entre as atividades efetivamente desenvolvidas e aquelas previstas no Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Ênfase deve ser dada a este item.
  2. quais são as tecnologias, as linguagens, os frameworks e os métodos (de desenvolvimento, testes, etc) que tem sido usadas no desenvolvimento das atividades;
  3. qual tem sido sua participação/posição na equipe/setor/departamento da concedente (em qual setor você está alocado? quantas pessoas fazem parte da mesma equipe/setor/departamento? Informe quantos estagiários e quantos funcionários há na sua equipe/setor).
  4. qual é o produto ou serviço associado às atividades que você realizou e que, portanto, ajudou a desenvolver? Você pode incluir descrições, links para o software ou para a página da empresa que o anuncia,  para mostrar exatamente no que você tem trabalhado.

Relação Teória-Prática: Este item não pode ser preenchido com uma simples lista de disciplinas. Descreva detalhadamente (no mínimo um parágrafo [um parágrafo não é uma frase!!] para cada item) qual a relação com o ensino e qual a complementação na formação acadêmica que você tem recebido ao realizar o estágio, de modo que seja possível avaliar a adequação do estágio em relação aos objetivos do Curso e ao perfil espero nos egressos. É importante que o estagiário saiba que essas informações são repassadas ao Núcleo Docente Estruturante do curso para que as considere na atualização contínua do curso, de forma que uma boa descrição desses itens por parte do estagiário pode ajudar na melhoria de seu curso de graduação. Especificamente, informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais são os conteúdos teóricos ou as habilidades práticas que foram ensinadas/aprendidas em disciplinas do Curso e tem sido úteis em seu estágio;
  2. quais são os conteúdos teóricos ou as habilidades práticas que NÃO foram vistas em disciplinas do Curso e que se foram necessárias no estágio, que fizeram falta na prática profissional, e que você teve que aprender por conta;
  3. qual é sua percepção sobre a relação entre os ensinamentos vistos na Universidade e aqueles da prática da atividade profissional (quais são os aspectos do Curso que estão alinhados à prática profissional e quais não estão?)

Importância do Estágio: descreva detalhadamente (no mínimo um parágrafo para cada item) quanto você considera que o estágio esteja sendo importante até o momento. É importante que o estagiário saiba que essas informações são repassadas ao Núcleo Docente Estruturante do curso para que as considere na atualização contínua do curso, de forma que uma boa descrição desses itens por parte do estagiário pode ajudar na melhoria de seu curso de graduação. Especificamente, informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. quais conteúdos teóricos ou habilidades práticas você desenvolveu no estágio;
  2. quais atitudes ou comportamentos você aprendeu/mudou com o estágio (ex: liderança, trabalho em equipe, persistência na resolução de problemas, comprometimento, etc);
  3. o que motivou você a realizar estágio e o que o motiva a continuar (ou não) fazendo esse estágio;
  4. qual sua percepção sobre a importância desse estágio para sua formação profissional e mesmo acadêmica.

Relação com TCC ou Monografia: Mesmo que NÃO haja qualquer relação com o TCC, use esse campo para descrever detalhadamente (no mínimo um parágrafo para cada item) como tem sido o processo de supervisão e avaliação no estágio. Especificamente,  informe e separe (enumere) explicitamente pelo menos os seguintes itens:

  1. com que frequência seu supervisor conversa com você;
  2. como é feita sua supervisão na concedente (que instrumentos são usados?);
  3. como tem sido feito seu treinamento;
  4. como tem sido feita sua avaliação no estágio e como você fica sabendo dos resultados.
  5. Por fim, se você estiver fazendo TCC ou já tiver orientador definido para o TCC, destaque aqui qualquer possível relação com o estágio.

ATENÇÃO: Serão aceitos apenas relatórios com informações detalhadas que permitam uma análise adequada de cada item solicitado, que devem estar explicitamente indicados e separados no texto. Os relatórios serão compilados pelo coordenador de estágios e informações sobre seu conteúdo (em especial relação teórico-prática, tecnologias e linguagens utilizadas, etc) serão repassados semestralmente ao Núcleo Docente do Curso para que avaliem a necessidade de atualizações no Projeto Pedagógico do Curso ou planos de algumas disciplinas. Portanto, esteja certo que seu relatório final é importante e útil e precisa ser completo.

ATENÇÃO: UM PARÁGRAFO NÃO É UMA FRASE!!!. Parágrafo consiste num conjunto de frases coesas que servem para expressar um pensamento ou ideia central num texto. A sua estrutura costuma ser dividida em três partes: introdução, onde é inserido do tópico frasal, ou seja, a ideia central do parágrafo; o desenvolvimento, que consiste na explicação do tópico frasal; e a conclusão, encerrando a ideia apresentada no parágrafo e preparando o leito para a continuação do texto. Parágrafos devem ter pelo menos 5 ou 6 frases.

 

Procedimento para entrega

Para entrega de um RAENO parcial, que deve ocorrer a cada 6 meses,  proceder como segue:

  1. O estagiário deve escrever e submeter o relatório no SIARE, seguindo todas as recomendações dadas acima.
  2. O estagiário deve imprimir o relatório e levá-lo para seu professor orientador de estágio, pois nos relatórios parciais o Coordenador de Estágios não precisa liberar a impressão.
  3. O professor orientador deve lê-lo atenciosamente, e pode aprová-lo ou rejeitá-lo, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente.
  4. O estagiário então deve imprimir 4 (quatro) cópias, uma para cada pessoa que assina o relatório.
  5. O estagiário deve coletar a avaliação do supervisor/preceptor da concedente, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  6. O estagiário deve coletar a avaliação do professor orientador de estágios, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  7. As assinaturas de cada parte envolvida devem ser coletadas, sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios, que fica com uma cópia e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as duas restantes às outras partes. Não serão aceitos relatórios sem  assinaturas de todos os envolvidos.

Para entrega de um RAENO final, que deve ocorrer a  partir de 30 dias para o término do estágio, proceder como segue:

  1. O estagiário deve escrever o relatório no SIARE e submetê-lo à apreciação do Coordenador de Estágios.
  2. O Coordenador de estágios analisa o relatório (considere que a coordenadoria de estágio pode levar até 10 dias úteis para analisar o RAENO), podendo aprová-lo ou rejeitá-lo, hipótese na qual o estagiário deve realizar as correções necessárias e submetê-lo novamente. Sendo aprovado, a impressão do relatório é liberada.
  3. O estagiário deve imprimir uma cópia para cada pessoa que assina o relatório.
  4. O estagiário deve coletar a avaliação do supervisor/preceptor da concedente, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  5. O estagiário deve coletar a avaliação do professor orientador de estágios, que deverá preencher o formulário existente no template do relatório.
  6. As assinaturas de cada parte envolvida devem ser coletadas, sendo que o último a assinar deve ser o Coordenador de Estágios, que fica com uma cópia, marca a entrega do relatório do SIARE e devolve as cópias restantes ao estagiário para que fique com uma cópia e entregue as duas restantes às outras partes. Não serão aceitos relatórios sem assinaturas dos envolvidos.

Atenção: Se o estagiário deixar as várias cópias do RAENO no escaninho do Coordenador de Estágios para posteriormente vir pegar as cópias extras já assinadas pelo Coordenador de Estágios, deve fazê-lo em até no máximo 2 semanas. Após esse período, as cópias extras não recolhidas pelos estagiários serão descartadas.

ATENÇÃO: O aluno permanece em situação de pendência com o estágios até que o relatório final tenha sido aprovado, assinado por todos, incluindo o coordenador de estágios, e registrado no SIARE. O aluno com pendência no estágio não pode trancar o curso e nem se formar.

Se houver dúvidas, consulte o Coordenador de Estágios do Curso pessoalmente ou pelo e-mail computacao.estagios@contato.ufsc.br

 

Avançar >>

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com