Coordenadoria e Acompanhamento de Estágio

No âmbito da UFSC, os estágios dos alunos dos cursos de graduação são gerenciados pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP). No âmbito dos Cursos, os estágios são gerenciados pelos coordenadores de estágio e comissões de estágios do curso. Dentre várias atribuições, cabe ao coordenador de estágio e às comissões de estágio:

• coordenar as atividades de estágio do curso;
  • orientar os alunos sobre as exigências e os critérios para a realização dos estágios;
  • definir o professor orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
  • avaliar a adequação das instalações da unidade concedente do campo de estágio;
  • exigir do estagiário a apresentação periódica de relatório;
  • analisar os termos de compromisso de estágio observando a compatibilidade das atividades com o Projeto Pedagógico do Curso;
  • organizar a documentação relativa às atividades de estágio dos alunos do curso, mantendo-a à disposição da fiscalização;
  • firmar os termos de compromisso de estágio dos alunos do curso, como representante da Instituição de Ensino.

Conforme indicação de nomes feita pelo Colegiado de Curso, através da portaria Nº 111/2019/SEC/CTC a Direção do Centro Tecnológico designou o professor Rafael Luiz Cancian para exercer as funções de Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Ciências da Computação até a data de 24/05/2021.

Para contactar o coordenador de estágios, envie um e-mail à coordenadoria de estágios ou procure-o em sua sala durante os horários de atendimento (informações abaixo).

E-mail da coordenadoria de estágios do curso: computacao.estagios@contato.ufsc.br.
Quadro de horários: quadro de horários do coordenador de estágios.

Para deixar documentos para assinatura do coordenador de estágios não é necessário encontrá-lo pessoalmente. Basta deixar o documento no escaninho do professor. Mais informações sobre atendimento com o coordenador de estágios.

O Acompanhamento do Estágio

O estágio como ato educativo escolar supervisionado deverá ter acompanhamento efetivo por orientador designado pela Universidade e por supervisor indicado pela unidade concedente do campo de estágio, comprovado por vistos nos relatórios de atividades e por menção de aprovação final. A orientação de estágio será efetuada por docente cuja área de formação ou experiência profissional sejam compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, previstas no termo de compromisso.  A orientação de estágios poderá ocorrer mediante acompanhamento direto das atividades desenvolvidas pelo estagiário; entrevistas e reuniões, presenciais ou virtuais; contatos com o supervisor de estágio; avaliação dos relatórios de atividades.

Se você tiver qualquer problema em seu estágio, contacte seu professor orientador ou então o próprio Coordenador de Estágios do Curso.

O acompanhamento do estágio também deverá ser comprovado mediante a apresentação periódica pelo estagiário de relatório de atividades (RAENO) devidamente assinado pelo supervisor e pelo professor orientador, em prazo não superior a um período letivo.  No caso de estágio não obrigatório (que é o único caso no Curso de Ciências da Computação), o relatório de atividades deverá ser elaborado mediante acesso ao sistema informatizado de estágios da Universidade. A entrega do relatório de atividades é indispensável para permanência no estágio. Siga com atenção a essas orientações para preencher e entregar o RAENO.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com