Coordenadoria e Acompanhamento de Estágio

No âmbito da UFSC, os estágios dos alunos dos cursos de graduação são gerenciados pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP). No âmbito dos Cursos, os estágios são gerenciados pelos coordenadores de estágio e comissões de estágios do curso. Dentre várias atribuições, cabe ao coordenador de estágio e às comissões de estágio:

  • coordenar as atividades de estágio do curso;
  • orientar os alunos sobre as exigências e os critérios para a realização dos estágios;
  • definir o professor orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
  • avaliar a adequação das instalações da unidade concedente do campo de estágio;
  • exigir do estagiário a apresentação periódica de relatório;
  • analisar os termos de compromisso de estágio observando a compatibilidade das atividades com o Projeto Pedagógico do Curso;
  • organizar a documentação relativa às atividades de estágio dos alunos do curso, mantendo-a à disposição da fiscalização;
  • firmar os termos de compromisso de estágio dos alunos do curso, como representante da Instituição de Ensino.

No Curso de Ciências da Computação, o Colegiado do Curso deliberou sobre a criação da Comissão de Estágios de que trata o § 1.o do Art. 29 da resolução normativa 73/2016/CUn,  e também a indicação de nomes para a referida Comissão, que inclui o Coordenador de Estágios, simultaneamente à definição do regulamento de estágio do curso (em conformidade com o Art 32 da mesma resolução), e à sua integração ao Projeto Pedagógico do Curso, que atualmente também está sendo reestruturado pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso.

Na ausência (temporária) de professores interessados em quantidade suficiente para formação de Comissão de Estágios, e conforme indicação de nomes feita pelo Colegiado de Curso em 25/05/2017, através da portaria Nº 134/2017/SEC/2017 a Direção do Centro Tecnológico designou o professor Rafael Luiz Cancian para exercer as funções de Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Ciências da Computação até a data de 24/05/2019. O Coordenador de Estágios, prof.  Rafael Luiz Cancian, pode ser contactado para tratar de estágios pelo e-mail computacao.estagios@contato.ufsc.br, e você pode agendar uma reunião com o coordenador de estágios seguindo o link e preenchendo o formulário. Você também pode procurá-lo nos horários de atendimento externo indicados no quadro de horários do Coordenador de Estágio.

 

 

O Acompanhamento do Estágio

O estágio como ato educativo escolar supervisionado deverá ter acompanhamento efetivo por orientador designado pela Universidade e por supervisor indicado pela unidade concedente do campo de estágio, comprovado por vistos nos relatórios de atividades e por menção de aprovação final. A orientação de estágio será efetuada por docente cuja área de formação ou experiência profissional sejam compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, previstas no termo de compromisso.  Compete ao Coordenador de Estágios apresentar o professor orientador como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. A orientação de estágios poderá ocorrer mediante acompanhamento direto das atividades desenvolvidas pelo estagiário; entrevistas e reuniões, presenciais ou virtuais; contatos com o supervisor de estágio; avaliação dos relatórios de atividades.

Se você tiver qualquer problema em seu estágio, contacte seu professor orientador ou então o próprio Coordenador de Estágios do Curso.

O acompanhamento do estágio também deverá ser comprovado mediante a apresentação periódica pelo estagiário de relatório de atividades (RAENO) devidamente assinado pelo supervisor e pelo professor orientador, em prazo não superior a um período letivo.  No caso de estágio não obrigatório (que é o único caso no Curso de Ciênwcias da Computação), o relatório de atividades deverá ser elaborado mediante acesso ao sistema informatizado de estágios da Universidade. A entrega do relatório de atividades é indispensável para permanência no estágio. Siga com atenção a essas orientações para preencher o RAENO. Alertamos  que a quantidade de vias (cópias) impressas deverão corresponder ao número de assinaturas do documento.