Coordenadoria e Acompanhamento de Estágio

No âmbito da UFSC, os estágios dos alunos dos cursos de graduação são gerenciados pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP). No âmbito dos Cursos, os estágios são gerenciados pelos coordenadores de estágio e comissões de estágios do curso. Dentre várias atribuições, cabe ao coordenador de estágio e às comissões de estágio:

• coordenar as atividades de estágio do curso;
  • orientar os alunos sobre as exigências e os critérios para a realização dos estágios;
  • definir o professor orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
  • avaliar a adequação das instalações da unidade concedente do campo de estágio;
  • exigir do estagiário a apresentação periódica de relatório;
  • analisar os termos de compromisso de estágio observando a compatibilidade das atividades com o Projeto Pedagógico do Curso;
  • organizar a documentação relativa às atividades de estágio dos alunos do curso, mantendo-a à disposição da fiscalização;
  • firmar os termos de compromisso de estágio dos alunos do curso, como representante da Instituição de Ensino.

Conforme indicação de nomes feita pelo Colegiado de Curso em 25/05/2017, através da portaria Nº 134/2017/SEC/2017 a Direção do Centro Tecnológico designou o professor Rafael Luiz Cancian para exercer as funções de Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Ciências da Computação até a data de 24/05/2019. O Coordenador de Estágios, prof.  Rafael Luiz Cancian, pode ser contactado para tratar de estágios pelo e-mail computacao.estagios@contato.ufsc.br, e você pode agendar uma reunião com o coordenador de estágios seguindo o link e preenchendo o formulário. Você também pode procurá-lo nos horários de atendimento externo indicados no quadro de horários do Coordenador de Estágio.

O Acompanhamento do Estágio

O estágio como ato educativo escolar supervisionado deverá ter acompanhamento efetivo por orientador designado pela Universidade e por supervisor indicado pela unidade concedente do campo de estágio, comprovado por vistos nos relatórios de atividades e por menção de aprovação final. A orientação de estágio será efetuada por docente cuja área de formação ou experiência profissional sejam compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, previstas no termo de compromisso.  Compete ao Coordenador de Estágios apresentar o professor orientador como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. A orientação de estágios poderá ocorrer mediante acompanhamento direto das atividades desenvolvidas pelo estagiário; entrevistas e reuniões, presenciais ou virtuais; contatos com o supervisor de estágio; avaliação dos relatórios de atividades.

Se você tiver qualquer problema em seu estágio, contacte seu professor orientador ou então o próprio Coordenador de Estágios do Curso.

O acompanhamento do estágio também deverá ser comprovado mediante a apresentação periódica pelo estagiário de relatório de atividades (RAENO) devidamente assinado pelo supervisor e pelo professor orientador, em prazo não superior a um período letivo.  No caso de estágio não obrigatório (que é o único caso no Curso de Ciênwcias da Computação), o relatório de atividades deverá ser elaborado mediante acesso ao sistema informatizado de estágios da Universidade. A entrega do relatório de atividades é indispensável para permanência no estágio. Siga com atenção a essas orientações para preencher o RAENO. Alertamos  que a quantidade de vias (cópias) impressas deverão corresponder ao número de assinaturas do documento.