ENADE 2017

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. Caso tenham avaliações consideradas insuficientes, as instituições de ensino sofrem penalidades e podem ser fechadas.

A portaria do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017, publicada dia 27/04/2017, no Diário Oficial da União, determina as áreas que terão seus cursos avaliados nesta edição, e que inclui o curso de Ciências da Computação . O Exame será aplicado em 26 de novembro, iniciando às 13:30. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda publicará o Edital com mais detalhes sobre essa edição. Devem ser inscritos no ENADE 2017:

  • Ingressantes – estudantes que iniciaram o curso em 2017, e estão devidamente matriculados, e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2017.
  • Concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura – estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do ENADE 2017.
  • Ingressantes e Concluintes Irregulares – estudantes que, apesar de habilitados, não foram inscritos ou não fizeram o exame por motivos não previstos na Portaria Normativa MEC nº 40/2007.

Apesar de as inscrições serem necessárias para os ingressantes e concluintes delimitados, fazem a prova, efetivamente, os concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura e os Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia. Todas as inscrições são de responsabilidade das Instituições de Educação Superior (IES).

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, de participação obrigatória para todos os estudantes em fase de conclusão do curso de graduação, sendo que a situação de regularidade em relação à presença na prova será inscrita no histórico escolar do estudante, em conformidade com o estabelecido em lei. Portanto, os estudantes são obrigados a fazer o exame para receber o diploma, mas não há desempenho mínimo obrigatório.

CRONOGRAMA

  • (Estudante) Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico: Até o dia 01/09/2017.
  • (Estudante) Preenchimento do Questionário do Estudante: Do dia 28/08/2017 até o dia 24/11/2017 (exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br). O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em SITUAÇÃO IRREGULAR junto ao ENADE.
  • Divulgação dos Locais de Prova: 13/11/2017 (Cada estudante receberá um informativo com o local da prova, após responder o questionário).
  • (Estudante) Aplicação da prova do ENADE 2017: 26/11/2017 (É imprescindível ter preenchido o questionário). Abertura dos Portões: 12:00 Horas; Fechamento dos Portões: 13:00 horas

PROVA do ENADE

Aplicada em 26 de novembro de 2017 aos concluintes. São 40 questões, sendo 10 questões sobre Formação Geral (2 Discursivas), e  30 questões sobre Componente Especifico (Computação), (3 Discursivas).